A posição de cócoras faz o bebê fazer xixi?
A Higiene Natural sempre sofre ataques dos mais variados tipos. Muitos por desconhecimento de causa, outros por julgamento e alguns por maldade mesmo, pois vêm até de quem diz defender e ensinar a técnica. Na internet há de tudo, agora há boatos de que, se nós simplesmente colocarmos o bebê de cócoras ele irá fazer xixi e isso não somente é uma falácia como uma vergonha. Outra mentira é quando dizem que a posição de Eliminação (cócoras) pode causar problemas físicos. Parece que estão tirando nossa capacidade de raciocínio para escanteio, deslegitimando a própria fisiologia humana, considerando pais e cuidadores como verdadeiros seres desprovidos de inteligência e raciocínio lógico.
E o pior é que essas fake news muitas vezes vêm de "profissionais da saúde" que deveriam nos ajudar com o conhecimento e não com a confusão e o medo...
Cócoras é bom, cócoras é pop!!
É importante que saibamos: não é porque posicionamos o bebê que ele irá urinar, mas é porque o bebê precisa urinar que iremos posicioná-lo e percebemos isso através das pistas que o bebê dá com movimentos/comportamentos despertados pelo sistema nervoso central (como sinais visuais, auditivos e táteis), sabendo que a bexiga do bebê não é um órgão aleatório e sem critério, que urina assim ao léu, nem inanimado, mas inteligente, simples e óbvio...
PRESTA ATENÇÂO AQUI:
Como foi possível observar acima no estudo de Gladh entre outros autores no ano de 2000, quando os pesquisadores tentaram apertar as bexigas de bebês pensando que elas esvaziaram, não OBTIVERAM sucesso, então, se você encontrar por aí algum texto ou vídeo com pessoas falando que é preciso cuidado ao praticar higiene natural pois, sempre que se colocar o bebê na posição de cócoras ele simplesmente irá fazer xixi, ou seja, que a posição por si só irá promover uma eliminação, entenda que esse conteúdo é uma falta de respeito com todo o complexo sistema que envolve as Eliminações (xixi e cocô) com você e com a prática da HN.
Além disso os esfíncteres são um inteligente sistema de proteção do corpo humano, porque cargas d'água deveríamos acreditar que uma simples posição anatômica, promovida pelo corpo desde o útero iria gerar a "abertura" dos esfíncteres e a eliminação de urina, do nada?
A #higienenatural consiste em usar o tempo natural do bebê e dicas para reconhecer que ele precisa defecar ou urinar. Ao identificar essas pistas, os cuidadores podem coordenar a eliminação no banheiro em vez de uma fralda. Os sinais de resposta gerados pela bexiga cheia estimulam a percepção da criança sobre o enchimento da bexiga e a habilidade de esvaziamento, podendo acelerar o esfíncter para ajustar a aprendizagem do controle ativo (BENDER e SHE, 2017 e DUONG, et. al., 2013 apud LI, et. al., 2020).
Ou seja, a prática da higiene natural permite a identificação de que o bebê precisa defecar ou urinar e com isso, seus pais e cuidadores podem coordenar e promover a eliminação diretamente no local adequado, em posição adequada e com isso é possível que a criança aprenda muito antes do esperado como urinar na demanda e promover o esvaziamento completo da bexiga. Justamente o contrário do que tentam pregar para nós.
Demanda no sentido de necessidade, como substantivo feminino de manifestação de um desejo, pedido ou exigência; solicitação.
Comments